Fomos convidadas a apreciar mais um dos incríveis encontros gastronômicos oferecido pela Maria Mellow da nossa querida amiga Sandra. Como sempre foi tudo perfeito e delícioso!
Desta vez o tema era a comida Grega!
Simples, colorida, de sabores fortes e com poucos alimentos industrializados. Essa é a definição perfeita para a cozinha da Grécia. Recebemos uma cartinha com uma breve introdução sobre a cultura e a gastronomia Grega:
“Para os gregos, a alimentação era, e continua sendo a melhor forma de manter a saúde física e mental. Os gregos consideram as refeições em conjunto um marco de civilização, e a gastronomia sempre foi muito valorizada desde a antiguidade, onde ser cozinheiro era uma honra e extremamente lucrativo. Com influência árabe, turca e italiana, os gregos construíram uma cozinha de sabores muito especiais e únicos, juntando em sua cultura o que de melhor havia retirado das culturas vizinhas. Na Grécia cultiva-se o hábito de se fazer o MEZÉDES, que são porçõespequenas de alimentos seridos a qualquer hora do dia, junto a generosas garrafas de vinho. Eles não ligam para a ordem de serviço e gostam que as pequenas porções sejam servidas todas juntas para comer como achar melhor. Comem pouca carne bovina, pois o terreno é pouco extenso, mas em compensação são muito adeptos de frutos do mar, frango, ovelha, carneiro e porco. Consomem azeite em lugar de manteiga, todos os laticínios são derivados de leite de cabra, adoram azeitonas pretas e seus doces são extremamente parecidos com os doces sírios, sempre servidos com iogurte gelado.
Para o grego comer significabem mais que nutrir o corpo. Gregos comem para alimentar o espírito. Isso faz com que a cozinha grega se torne extremamente especial, pois quem come se sente satisfeito e também feliz.
CURIOSIDADE: O costume grego de quebrar pratos vem de mais de 4 mil anos de tradição. Os gregos antigos acreditavam que o barulho afastava os maus espíritos. Além disso, significa desapego aos bens materiais. Hoje em dia o costume é ilegal nos restaurantes gregos, e nas festas pratos são substituídos por flores.”
O CARDÁPIO
Mezedes Grego da Sandra
Salada
HORIATIKI
Tomate, pepino, pimentão amarelo e cebola roxa servidos com queijo branco e azeitonas pretas.
Entrada
MEDITERRANIUM
Berinjela, abobrinha e tomates salteados em azeite e ervas, servidos no pão grego.
Principal
STIFADO
Lombo de porco com especiarias, servido com legumes mediterrâneos.
Acompanhamento
CHARIE
Arroz cozido com macarrão cabelo de anjo.
Sobremesa
BAKLAVA
Torta a base de massa folhada, recheada com creme e crocante de nozes e amêndoas aromatizado
com água de flor de laranjeiras e acompanhado de sorvete de iogurte.